1ª Exibição do CINE INCLUIR/UFERSA

Responsabilidade Social 26 de setembro de 2014. Visualizações: 619. Última modificação: 08/10/2014 17:06:01

Com muita pipoca e refrigerante, alunos, professores e técnicos da UFERSA assistiram a primeira exibição de filme do projeto Acessibilidade Comunicacional e Atitudinal: CINE INCLUIR.

O lançamento ocine incluir 1correu na tarde de ontem no auditório do DCEN. O coordenador do projeto, o fonoaudiólogo Varder Braga, apresentou a equipe e detalhes a respeito do funcionamento do projeto. Ele mencionou como o cinema pode ser importante na ampliação do conhecimento, além de servir como ferramenta de aprendizagem na educação. Ainda, segundo Varder Braga o objetivo desse projeto é sensibilizar e informar a comunidade em geral sobre temáticas a cerca da promoção da saúde, educação, cultura, diversidade e inclusão social, a fim garantir a acessibilidade atitudinal, comunicacional e pedagógica na universidade.

Como o projeto faz alusões a datas comemorativas durante todo o ano, o filme exibido foi “O Milagre de Anne Sullivan”, um filme baseado na vida real de Helen Keller, e conta a comovente história de Anne Sullivan, uma persistente professora cuja maior luta foi a de ajudar uma menina cega e surda a adaptar-se ao mundo que a rodeava. O inevitável confronto com os pais de Helen, que sempre sentiram pena da filha, mimando-a, sem nunca lhe terem ensinado algo concreto. Dessa forma o filme, procurou elucidar temas referentes ao: Dia Nacional da LIBRAS que se comemora no dia 10/09, Dia da Pessoa com Deficiência – 21/09, Dia Nacional do Surdo – 26/09 e o Dia Mundial da Luta pela Educação Inclusiva – 25/09.

cine incluir 3Participaram da solenidade do evento a coordenadora da CAADIS, a profª Ady Canário que relatou “a importância do projeto para formação das pessoas a cerca das desigualdades de gênero, questões de diversidade, sexualidade, etnia, pessoa com deficiência e/ou necessidades específicas no ensino superior”. E a chefe de gabinete Márcia Xavier, representando o magnífico reitor José de Arimatea. Para Márcia, o CINE INCLUIR trará para universidade uma reflexão o que proporcionará conhecimentos a todos envolvidos no projeto, resultando emcine incluir 4 mudanças comportamentais e atitudinais mais inclusivas.

Os participantes poderão fazer seus comentários sobre o projeto e os filmes exibidos, bem como participar das discussões através do facebook/CineIncluir. A próxima exibição será no dia 09/10/2014 as 14:30h no auditório do CTARN como o filme “Uma Mente Brilhante” de Ron Howard. Não percam!

Mossoró, 26 de setembro de 2014

Varder Braga