Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD Nº 02/2024 – Dispõe sobre o processo de atualização e o Fluxo de Análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD Nº 01/2024 – Dispõe sobre o Fluxo de Atualização e Análise do Programas Gerais dos Componentes Curriculares (PGCCs) de graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

IN_CONJUNTA_PROEC_PROGRAD_Nº_01_2023 – Estabelece orientações e procedimentos para creditação curricular das ações de extensão nos cursos de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD Nº 06/2023 – Dispõe sobre o aproveitamento da carga horária das atividades desenvolvidas nos programas de formação inicial de professores da educação básica, PIBID e PRP, como Estágio Supervisionado Obrigatório nos cursos de licenciatura da UFERSA Instrucao_Normativa_06 2023

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD Nº 05/2023 – Dispõe sobre a Tramitação e análise de Projeto Pedagógico de Curso  (Revogada)

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD Nº 04/2023  – Dispões sobre as normas que regulamentam a possibilidade de exclusão de componentes curriculares do semestre letivo 2022.2 da UFERSA, sem mudança no Índice de Rendimento Acadêmico.

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD Nº 02/2023  – Dispões sobre  as normas que regulamentam o regime domiciliar extraordinário aos discentes que atendem aos requisitos de excepcionalidade dispostos no Plano de Biossegurança da UFERSA.

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD Nº 01/2023 – Dispõe sobre as normas que regulamentam o depósito obrigatório do comprovante de vacinação contra a Covid-19 pelo discente de graduação da UFERSA para a matrícula no semestre letivo 2022.2.

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD Nº 03/2021 – Altera a Instrução Normativa Nº 001, de 08 de março de 2021, que estabelece as normas para adaptações do Programa de Monitoria decorrente da excepcionalidade do semestre remoto.

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD Nº 02/2021 – Dispõe sobre orientações para realização de estágios supervisionados obrigatórios nos cursos de licenciatura da UFERSA, durante o período de Pandemia da COVID-19.

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD Nº 01/2021 – Altera a Instrução Normativa Nº 001/2020, de 23 de outubro de 2020, que estabelece as normas para adaptações do Programa de Monitoria decorrente da excepcionalidade do semestre remoto.

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD Nº 01/2020 – Estabelece normas para adaptações do Programa de Monitoria decorrente da excepcionalidade do semestre remoto.

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD Nº 01/2019 – Dispõe sobre os procedimentos administrativos relativos ao aproveitamento da carga horária do discente, cumprida em atividades do Programa Institucional Residência Pedagógica, como Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Orientações – Orientações Relativas à Concessão de Intervalos nas Aulas dos Cursos de Graduação

PARECER CNE/CES Nº 575/2001 – Consulta sobre carga horária de cursos superiores

PARECER CNE/CES Nº 261/2006 – Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula e dá outras providências

RESOLUÇÃO Nº 3, DE 2 DE JULHO DE 2007 – Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula e dá outras providências.

Instrucao Normativa nº2 de 29 de julho de 2014 – Analise Reconhecimento: Divulga o padrão decisório para análise dos pedidos de Reconhecimento de Curso de Educação Superior.

Instrucao Normativa nº3 de 29 de julho de 2014 – Analise Renovacao de Reconhecimento: Divulga o padrão decisório para análise dos pedidos de Renovação de Reconhecimento de Cursos de Educação Superior que foram submetidos à visita de avaliação in loco.

Termo – Termo de Referência do COGRAD-ANDIFES sobre a Mobilidade Nacional e Internacional

Política de Formação de Professores – A formação de professores nos cursos de licenciatura: currículo e docência

Termo – TERMO DE REFERÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (GRADUAÇÃO)

PNE – Plano Nacional de Educação 2014-2024

PNG – Plano Nacional de Graduação

As Universidades Públicas Federais e os Órgãos de Controle – Desafios para uma gestão de qualidade

A Formação de Professores e o desafio para os cursos de LICENCIATURA

Avaliação e regulação dos cursos

Portaria nº 315 de 4 de abril 2018.pdf
Visualizar Download
Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância.
Decreto 9235 15-12-2017.pdf
Visualizar Download
Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.
Nota técnica 16-2017.pdf
Visualizar Download
ASSUNTO: NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA – PRESENCIAL E A DISTÂNCIA (IAIE); INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO – PRESENCIAL E A DISTÂNCIA (IACG).
Portaria n°20 de 21 de Dezembro de 2017.pdf
Visualizar Download
Dispõe sobre os procedimentos e o padrão decisório dos processos de credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos, nas modalidades presencial e a distância, das instituições de educação superior do sistema federal de ensino.
Portaria n°22 de 21 de Dezembro de 2017.pdf
Visualizar Download
Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância, integrantes do sistema federal de ensino
Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de 2017 – republicada.pdf
Visualizar Download
Dispõe sobre o fluxo dos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos.

 

 

 

 

 

31 de março de 2015. Visualizações: 7713. Última modificação: 03/03/2024 01:08:35