LEDOC: Licenciatura em Educação do Campo – Processo Seletivo Vocacionado

Processos Seletivos 25 de novembro de 2014. Visualizações: 7872. Última modificação: 25/11/2014 19:03:49

ledoc

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo

O curso LEDOC  visa contribuir para a valorização da educação do campo voltada para a realidade do semiárido. Os(as) educadores(as) do campo formados pela UFERSA estarão preparados para compreender a realidade social e cultural específica das populações que vivem no e do campo e incorporar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento social. O curso pretende conferir o Diploma de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação para docência multidisciplinar nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, com as seguintes habilitações: “Ciências Humanas e Sociais” e“Ciências da Natureza”.

Este curso é ofertado em regime de alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade. O Tempo Escola será desenvolvido durante o semestre acadêmico com duração intensiva, em regime de tempo integral, de forma predominante no turno da manhã com atividades eventuais à tarde. O curso funcionará na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Mossoró. O Tempo Comunidade será desenvolvido de forma intensiva nos locais de moradia e/ou de trabalho dos estudantes, nos demais campi da UFERSA, por meio de projetos de estudos vinculados ao contexto e às escolas do campo.

PÚBLICO ALVO

O Processo Seletivo destina-se a:

1.1. Professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que tenham o ensino médio concluído e não tenham formação de nível superior.

1.2. Profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo, vinculados a movimentos sociais ou sindicais do campo, que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior.

1.3. Profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo, que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior.

1.4. Jovens e adultos de comunidades do campo quetiverem concluído o ensino médio ou curso equivalente e não tenham formação em nível superior. A não conclusão do ensino médio implicará na perda automática da vaga no momento da matrícula na UFERSA.

1.5. Serão consideradas escolas e comunidades do campo aquelas que têm seu espaço geográfico classificado pelo IBGE como rural e localizada no estado do Rio Grande do Norte.

VAGAS

Estão sendo ofertadas 120 vagas, sendo 60 (sessenta) vagas para início em 2015.1 e 60 (sessenta) vagas para o semestre 2015.2.

Metade dessas vagas serão reservadas para candidatos oriundos da Escola Pública em decorrência do disposto na Lei nº. 12.711/2012.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, na página da UFERSA (http://cpps.ufersa.edu.br/ledoc/) , no período de 21 de novembro de 2014 a 9 de janeiro de 2015.

No ato da inscrição, o candidato deverá enviar, via internet (upload), comprovante de que atende integralmente ao que estabelece o item 1 deste edital, através de um dos documentos a seguir:

• Declaração da direção da escola em que atua, para os candidatos que se enquadrem de acordo com o item 1.1;
  • Declaração da instituição, órgão governamental, sindicato dos trabalhadores rurais ou movimento social que atua como educador, para os candidatos que se enquadrem de acordo com o item 1.2 ou 1.3;
  • Conta de energia em nome do candidato(a) ou dos pais, para os candidatos que se enquadrem de acordo com o item 1.4.

PROVA

A seleção dar-se-á por meio de uma prova com questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática, mais uma redação.

A prova do PSV – LEDOC acontecerá no dia 25 de janeiro de 2015.

Mais informações, edital e formulário de inscrições podem ser encontrados na página da Comissão Permanente de Processo Seletivo – CPPS.

Edital 073/2014 LEDOC 2015.1

Mossoró, 25 de novembro de 2015