Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD

Orientações para matrículas 2017.2

Ensino, Estudante, Graduação 9 de novembro de 2017. Visualizações: 9132. Última modificação: 14/12/2017 10:47:11

A Pró-Reitoria de Graduação informa aos alunos as recomendações, regras e procedimentos relativos à matrícula nas disciplinas para o semestre 2017.2.

Segue abaixo as regras específicas de cada período para alunos veteranos (que irão cursar a partir do 2° período) para os ingressantes 2017.2 do SiSU e dos demais processos seletivos.

Os períodos de matrícula se iniciam em horários diferenciados, permitindo assim um melhor monitoramento e solução de problemas pela SUTIC e pela PROGRAD.

 

FASE DE MATRÍCULA

ONLINE

PERÍODO AÇÕES  PERFIL QUE PARTICIPA
INÍCIO FIM INCLUIR DISCIPLINAS RETIRAR DISCIPLINAS
Matrícula 10/11

(12h00m)

14/11

(23h59m)

PERMITIDO PERMITIDO A, B e C
Ajuste de matrículas 16/11

(14h00m)

atualizado dia 16/11/17

17/11

(17h00m)

PERMITIDO BLOQUEADO A, B, C e D
Matrícula em vagas ociosas 23/11

(08h00m)

23/11

(12h00m)

PERMITIDO BLOQUEADO A, B, C e D

 

PERFIS:

A: aluno que ingressou em semestre anterior a 2017.2 (veteranos);

B: aluno ingressante nos processos de vagas ociosas (reingresso, reopção,transferência e diplomados) e nas Engenharias de segundo ciclo do curso de Ciência e Tecnologia;

C: aluno em mobilidade interna (MOBILIDE) de semestres anteriores e aluno ingressante via processo seletivo de reopção, reingresso, transferência e portador de diploma;

D: aluno ingressante via SISU em 2017.2;

Ressaltamos que na etapa de Matrícula em vagas ociosas, visando otimizar a ocupação das vagas disponíveis, só poderão ser incluídas solicitações de inclusão de disciplinas, não sendo permitido o cancelamento de matrícula em turmas já deferidas.

 

Orientações específicas:

  • Durante o período de matrícula os trancamentos serão realizados via sigaa (sigaa=>portal discente=>ensino=>trancamento de matrícula=>trancar) e processados em 24h. Não serão aceitos trancamentos no Registro Escolar.
  • Aqueles que desejarem efetuar o trancamento do semestres deverão realizar via SIGAA na opção sigaa=>portal discente=>ensino=>trancamento de matrícula institucional=>trancamento de semestre)
  • Alunos que forem se matricular apenas em estágio ou TCC não é necessário efetuar matrícula em outros componentes.

 

➡ Matrícula nas disciplinas optativas do curso de Ciência e Tecnologia

Com base na RESOLUÇÃO_CONSEPE/UFERSA_Nº 002/2016, as matrículas nas disciplinas optativas do curso de Ciência e Tecnologia serão feitas exclusivamente online pelo sistema SIGAA. É necessário ter cumprido o requisito de 1230 (mil duzentas e trinta) horas de componentes obrigatórios cumpridos foi aplicado a essas disciplinas de acordo com o PPC do Curso de Ciência e Tecnologia. Portanto, discentes que não tenham atingido essa carga horária terão sua solicitação e matrícula indeferidas automaticamente pelo sistema.

 

 ➡ Matrícula dos discentes em Mobilidade Interna (MOBILIDE)

Os discentes participantes no programa de mobilidade interna (aprovados no programa em 2017.2 ou semestres anteriores) deverão fazer suas solicitações de matrícula exclusivamente pelo sistema SIGAA, que libera automaticamente a matrícula desses discentes em disciplinas fora de seu campus de origem.

 

 ➡  Matrícula em disciplinas fora do campus em que está vinculado

A matrícula em disciplinas fora do campus em que o discente está vinculado não é permitida, exceção feita aos alunos aprovados no Programa de Mobilidade Interna (ver item 2.)

 

 ➡ Matrícula dos ingressantes 2017.2

A matrícula dos ingressantes é realizada automaticamente pela PROGRAD e SUTIC seguindo a estrutura curricular atual do curso. Os ingressantes que já tiverem cursados disciplinas na UFERSA terão aproveitamento automático.

Os ingressantes que desejam aproveitar disciplinas de outras instituições deverão seguir o procedimento no período de 20 a 24/11/2017.

 

➡ Matrícula dos ingressantes das Engenharias 2017.2

Os ingressantes dos cursos de segundo ciclo (Engenharias) deverão entregar a documentação para realizar a matrícula institucional no Registro Escolar e de posse do número de matrícula fazer a solicitação de matrícula nas turmas 2017.2 no SIGAA.

 

 ➡ Horários e quantidade de vagas nas turmas

Problemas de choque de horários e de quantidade de vagas nas turmas devem ser tratados com as coordenações de curso. Os contatos estão disponíveis na página dos cursos de graduação

 

Informações úteis:

Portal Discente: Portal com as principais informações acadêmicas destinadas aos discentes.

Seção I – MENUS E TELAS DO SIGAA – Passo a passo de como realizar solicitação de matrícula online

Seção II – CRITÉRIOS DE PRIORIDADE NAS MATRÍCULAS EM DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Seção III – VAGAS NÃO INICIAIS (Reingresso, Reopção, Transferidos e Diplomados)

Os alunos aprovados nos processos de seleção de vagas não iniciais (Reingresso, Reopção, Transferidos e Diplomados) deverão criar perfil de usuário no SIGAA e também solicitar matrícula nas disciplinas conforme seção I.

Seção IV – APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS – Orientações

Os alunos ingressantes por transferência ou portador de diplomas poderão solicitar o aproveitamento de disciplinas no período de 20 a 24/11 e após o resultado do aproveitamento poderão procurar a PROGRAD (prédio da reitoria) para possíveis ajustes de matrículas.

Seção V – Calendário acadêmico 2017.2

Seção VI – UFERSApp

O aplicativo oferece para os estudantes algumas funcionalidades, são elas: mapa geográfico dos campi da UFERSA (Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros), com a localização dos prédios e setores, incluindo campo de busca; visualização das disciplinas matriculadas e a localização do espaço físico; possível ver o cardápio diário do Restaurante Universitário (campus Mossoró); espaço para visualizar as notícias geradas no SIGAA para os alunos e formulário para os universitários enviarem sugestões para o melhoramento do aplicativo.

Seção VII – Dúvidas

 

 

Mossoró, 09 de novembro de 2017

Rodrigo Nogueira de Codes
Pró-Reitor de Graduação