- Matrículas
Será mantida a matrícula do aluno nas mesmas disciplinas nas quais ele já está cadastrado, portanto não será necessária nova matrícula. Caso seja necessária alguma alteração na matrícula os prazos são os seguintes:
– Solicitação de exclusão de matrículas em 2020.1 – 28/09/20 a 16/12/20 (Via SIGAA)
– Solicitação de matrícula em novas turmas de 2020.1 – 05/10/20 a 06/10/20
– Processamento da solicitação – 07/10/20
– Reajuste de Matrícula (SIGAA) – 08/10/20 e 09/10/2020
– Processamento do Reajuste – 09/10/20
- Trancamento de disciplina ou semestre
Devido a excepcionalidade do semestre, não será necessário efetuar trancamento de disciplina ou semestre, no período 2020.1. Os alunos que não conseguirem continuar nas disciplinas poderão efetuar a exclusão das mesmas pela funcionalidade SIGAA=DISCENTE=ENSINO=Exclusão de disciplinas. Os alunos que estão impossibilitados de cursar disciplinas nesse semestre não precisam efetuar nenhum procedimento de trancamento, pois não haverá cancelamento por abandono.
- Frequência na turma
O registro de frequência do aluno será computado a partir da realização das atividades que foram propostas no plano de curso.
A participação do aluno em atividades síncronas não deve ser requisito para registro de frequência.
- Forma de realização das aulas
As aulas serão realizadas de forma remotamente utilizando o SIGAA, ferramentas de webconferência e demais ferramentas que o professor julgar necessárias.
- Aulas práticas
Cabe ao professor, juntamente ao colegiado de curso, analisar a viabilidade de oferta de disciplinas práticas, porém, caso sejam ofertadas, devem ser seguidas todas as normas do Protocolo de Biosegurança, e sua oferta deverá ser aprovada pelo departamento responsável.
- Monitorias
O edital de monitoria será retomado após o período de ajuste das disciplinas que serão ofertadas, em função de possíveis alterações na carga horária e número de alunos matriculados (dados necessários para cálculo da pontuação).
- Auxílios aos alunos
Informações sobre o plano de dados móveis e o auxílio inclusão digital poderão ser obtidas na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE (https://proae.ufersa.edu.br/noticias/)
- Capacitação docente
No período que antecede ao início das aulas (28/09 a 12/10) os professores serão capacitados para a oferta remota de disciplinas, no que se refere à metodologias e tecnologias.
- Sala de aula virtual
O professor utilizará a Turma Virtual do SIGAA da UFERSA para registro do plano de curso e da avaliação das atividades dos componentes curriculares, autorizada a utilização de outras plataformas virtuais, para mediação das atividades previstas no plano de curso.
- Aulas síncronas
O professor deve realizar, no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária do componente curricular com atividades síncronas, agendadas no mesmo horário no qual a disciplina é cadastrada no formato presencial.
- Uso da câmera nas aulas síncronas
O aluno não precisará manter a sua webcam ligada na realização das atividades síncronas.
- Atividades avaliativas
Fica a critério do professor escolher qual(is) instrumento(s) e/ou estratégia(s) de avaliação adotar na disciplina.
O prazo para a entrega de avaliações, provas e trabalhos deverá respeitar o tempo mínimo de 8 (oito) horas.
O sistema de avaliação, incluindo cálculo de média, será dado conforme o estabelecido na Resolução CONSEPE/UFERSA n° 004/2018.
- Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Deverão ser apresentados perante comissão ou banca avaliadora, caso prevista no PPC, realizada via webconferência, de forma síncrona, em data e horário de comum acordo entre todos (as) os (as) participantes.
- Cancelamento de matrícula
Não serão realizados cancelamentos de curso do tipo abandono (não realização de matrícula em componente curricular ou não trancamento) no semestre letivo 2020.1.
O discente que não estiver matriculado em nenhum componente curricular poderá concorrer à editais próprios de seleção de bolsas de pesquisa e extensão.
Não haverá cancelamento de vínculo com a UFERSA no semestre 2020.1, exceto em situações à pedido do discente.
- Entrega do requerimento de diplomas e depósito de TCCs
Serão realizados online pelo link: https://dra.ufersa.edu.br/formularios/
16. Como faço para cancelar meu trancamento de curso?
Os cancelamentos de trancamentos estão ocorrendo via Formulário Eletrônico. Este é o link direto para a página de formulários: https://dra.ufersa.edu.br/formularios/
17. Webinário sobre SIGAA para alunos
18. Tira dúvidas sobre o semestre remoto para alunos